Que o Bike Trial é um esporte que envolve uma certa dificuldade isso não é segredo para ninguém aqui, mas que tal chegar nos níveis mais altos do esporte com apenas 18 anos de idade? Esse jovem talentoso e promissor no Bike Trial conseguiu.
Achou legal? Então acompanhe comigo essa história
Raízes
Filho do Trialeiro Raiz Walter leal o jovem Pablo Santos começou a tomar gosto por saltar e fazer manobras ainda em 2014 andando de mountain bike, modalidade do ciclismo que é dedicada a percorrer trajetos em terrenos irregulares.
Se dedicou a essa modalidade por 2 anos seguidos e começou a tomar gosto por manobras mais técnicas.
A mudança
Em junho de 2016 tendo sempre o pai como referência no bike trial começou a adaptar sua Mountain bike para o bike trial, começando assim a treinar em praças pela cidade de Caldas Novas – GO junto com seu pai que foi um dos primeiros pilotos de bike trial do Brasil.
Como sempre no começo não foi fácil, a bike não ajudava muito e acostumado a ver as manobras que o pai executava ficava ansioso para evoluir sempre para um próximo nível.
A primeira puro-sangue
Mas em dezembro de 2016 conseguiu pegar a sua primeira bike trial puro sangue, era uma bike simples com o quadro reformado, mas já era uma evolução.
Neste mesmo período a turma do bike trial em Calda Novas começava também a construção da pista própria para a pratica da modalidade, o Park Trial Caldas.
Um tropeço
Infelizmente sua bike não durou muito tempo, em um treino o quadro acabou se partindo ao meio, logo em seguida ganhou um quadro do seu amigo e tampem piloto Robson Lima (Artigo sobre ele) que viu a evolução do garoto no esporte e resolveu ajudar.
Um pequeno problema
Porém o quadro tinha entrada apenas para freio a disco que não era o modelo de freio que ele já tinha, então conseguiu adaptar um freio Vbrake que não é um freio muito recomendado para o bike trial, consequentemente o freio não segurava muito bem a bike.
Acabou então utilizando uma tática muito conhecida pelos praticantes do bike trial, a manta asfáltica, mais conhecida como “piche”, passando esse tipo de borracha no aro o freio acaba ganhando mais atrito e travando melhor o aro.
Evolução
Assim ficou por um bom tempo e conseguiu evoluir bastante, do outro lado a turma depois de muito esforço conseguiu finalizar a pista que tanto trabalharam para conseguir.
Depois de acabar a construção da pista muitos pilotos de bike trial começaram a querer ir até a cidade para conhecer a nova pista de trial do pais, foi então que realizaram o primeiro encontro goiano de bike trial nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017.
A família Bike Trial
O evento foi incrível e o jovem Piloto teve a oportunidade de conhecer vários pilotos de todo o Brasil, achou isso inacreditável, jamais imaginou que faria tantos amigos em um único evento, a família bike trial também tem muito orgulho de ver o empenho do jovem em se desenvolver no esporte onde todo mundo é bem-vindo.
Peças de alto nível
Após o encontro conseguiu melhorar mais a sua bike, trocou várias peças e colocou um quadro drop bike que tinha entrada para os freios hs33 próprios para trial que conseguiu comprar do amigo Trialeiro Moisés “Alemão“.
Assim que colocou os freios não conseguia acreditar no poder de frenagem, achou incrível, com isso começou a focar muito nos treinos, pois no trial ter um freio bom conta muito para a confiança em arriscar as manobras.
Empolgação e ritmo
No carnaval de 2018 já com uma bike ainda melhor que conseguira adquirir de outro amigo Trialeiro o Dimicley vulgo “DimiLoco” de BH, viajaram para o encontro nacional de bike trial em São João da Boa Vista – SP onde se encontra a maior pista de bike trial da América latina e onde quase ficou louco com o lugar, praticaram em turma por três dias seguidos e curtiram muito.
Depois daí o jovem piloto se dedicou ainda mais a treinar, e em agosto de 2018 fizeram o segundo encontro goiano de bike trial, que mais uma vez foi um evento sensacional, foram pilotos de todo o Brasil, e contou com muita bike, diversão e amizade.
Mais disciplina
Depois desse encontro aumentou ainda mais a intensidade dos treinos, ao ponto de fazer dois treinos no dia um pela manhã físico, por exemplo pular corda e outros exercícios funcionais e a tarde treinava na pista de 2 a 3 horas.
Outro tropeço
Com essa intensidade de treinos o desgaste da bike foi muito grande, com isso quebrara a sua segunda bike. Dessa vez acabou ficando parado durante 3 meses, voltando em fevereiro de 2019 com força total para o encontro que seria realizado novamente no carnaval.
Treinou bastante e foi a São João da boa vista SP, com seu pai Walter Leal e dois amigos, Robson Lima e Lucas Martins, foi a décima edição do encontro, a energia era incrível.
Colhendo frutos
No último dia do evento teve uma bela surpresa feita pela Drop Bike, a única marca nacional voltada 100% para o bike trial, onde ganhou um patrocínio e uma das melhores bikes do mercado internacional, uma Echo Mark Vl Plus, bike fabricada pela marca chinesa Echo que é representada no Brasil pela Drop Bike.
Hoje com 18 anos e com um nível altíssimo no bike trial é uma bela promessa do esporte no pais, com palavras dele “agradeço a confiança dos parceiros e pretendo continuar treinando para um dia dar trabalho para os meus ídolos.”
Pablo Santos
Se inspire
Uma bela história que nos mostra que esforço e dedicação são essenciais para que possamos colher bons frutos durante a nossa vida e que mais cedo ou mais tarde seremos recompensados, tudo que acontece de ruim e que a princípio desanima, com inteligência emocional podemos usar a nosso favor e sair por cima.
2 comentários
Eu fico muito emocionado e agradecido pôr fazer parte desta história de lutas e glórias ém pró dê um esporte deixo aqui meus agradecimentos os quê de alguma forma influenciarão este jovem atleta minha continuação neste esporte que AMO dê Coração…
Show parabéns