cropped-LOGO-BIKE-TRIAL-BRASIL.png

POst

Conheça a bike

Um dos pontos mais legais do bike trial sem duvida é a peculiaridade da bike puro sangue do esporte. Possui algumas diferenças que diferenciam e muito a bicicleta das outras mais comuns, mesmo as de manobra como o bmx.

Quadro sem banco

logo de cara muita gente acha muito estranho o fato da bike não possuir banco, fato que é explicado por causa da liberdade de movimento das pernas que o piloto precisar para executar os movimentos. um banco só iria atrapalhar.

E também por se tratar de um esporte onde o piloto fica sempre de pé pois sentado não conseguiria impulso para fazer nenhuma manobra.

Os quadros são fabricados em sua maioria de alumínio temperado, nos dias de hoje já existem os de carbono, o que deixa as bikes muito leves.

Pneus largos

Outro ponto que chama bastante atenção são os pneus estilo balão, mais largos e mais altos, são necessários principalmente na roda traseira que recebe a maioria dos impactos.

O pneu largo favorece nas chamadas mordidas ao transpor os obstáculos pois se moldam bem na superfícies quando com a calibragem adequada e ajudam a manter o atrito quando necessário.

Aros largos e com furos vazados

Os aros são furados para diminuir peso e são largos pois assim também são os pneus, isso ajuda com a absorção de impactos e no equilíbrio do atleta.

Guidão e mesa

O guidão da bike de trial é mais largo que o normal para ajudar o atleta a controlar a bike quando empinado, dando assim mais equilíbrio.

A mesa por sua vez é mais inclinada e mais comprida para ajudar tanto na postura do atleta quanto nos movimentos para puxar a bike para cima.

Freios poderosos

Para o atleta esse é um dos principais componentes para segurança e controle da bike, são de dois tipos:

  1. Freios a disco – Hidráulicos e com um bom poder de travagem, mais comuns nas bikes aro 20.
  2. Freios de sapata – Também hidráulicos e com acionamento nos aros por uma pastilha de poliuretano, mais comuns nas bikes aro 24 e 26.

Garfo reforçado

O Garfo da bike de trial tem uma diferença fundamental na parte chamada espiga ( tubo que passa por dentro da caixa de direção).

A roda dianteira por sofrer bastante impacto, acaba exigindo que a espiga tenha a  parede mais grossa quase se tornando um bloco maciço.

Relação

O conjunto de tração da bike de trial também é especifico, a catraca de 18 dentes e 9 macaquinhos fica acoplada no pé de vela ja o cubo traseiro recebe um pinhão fixo de 12 a 16 dentes dependendo do tamanho da bike e do perfil do piloto.

Essa mudança de posição entre catraca e pinhão ajuda a manter o peso mais no centro da bike e permite ao piloto mais precisão na hora de tracionar a roda traseira.

Por fim

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a bike de trial. se tiver alguma duvida entre em contato contato conosco que teremos prazer em te ajudar.

Até breve!

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe um comentário!

Deixe aqui seu comentário!

Posts recentes

Tem uma pergunta?

Envie nos uma mensagem via WhatsApp ou um email

Abrir bate-papo
1
E aí joia! 😉
Me envie a sua dúvida!